Casa Sob um Grande Telhado / fala

Casa Sob um Grande Telhado / fala - Fotografia de ExteriorCasa Sob um Grande Telhado / fala - Fotografia de InterioresCasa Sob um Grande Telhado / fala - Fotografia de InterioresCasa Sob um Grande Telhado / fala - Fotografia de Interiores, VigaCasa Sob um Grande Telhado / fala - Mais Imagens+ 2

Vila Nova de Famalicão, Portugal
  • Arquitetos: fala
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  115
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ricardo Loureiro
  • Equipe De Projeto: filipe magalhães, ana luisa soares, ahmed belkhodja, lera samovich, paulo sousa
  • Empreiteiro: JOPH Lda, Asv Lda
  • Cidade: Vila Nova de Famalicão
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Sob um Grande Telhado / fala - Fotografia de Interiores
© Ricardo Loureiro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma planta quadrada é deliberadamente cortada, alcançando uma separação clara entre programas públicos e privados. A simplicidade direta da sala de estar contrasta com as geometrias intrincadas e as dobras racionais dos quartos e banheiros. Uma dualidade erótica foi proposta.

Casa Sob um Grande Telhado / fala - Fotografia de Interiores
© Ricardo Loureiro

A materialidade dos espaços internos é simultaneamente suave e explícita. As vigas finas de madeira que suportam o teto azul são mantidas expostas; os pisos de madeira seguem direções diferentes e as portas e gabinetes destacados acentuam transições espaciais diferentes. A simetria inteligente da sala de estar delineia três momentos definidos para a família: cozinhar, comer, viver. O telhado alto inclinado desequilibra o espaço simbólico principal.

Casa Sob um Grande Telhado / fala - Imagem 7 de 7
Diagrama

Flutuando num belo jardim, entre os barracões e vedações dos vizinhos, a expressão exterior da casa é resolvida dentro de uma série de elementos cuidadosamente posicionados: uma chaminé azul voltada para a rua, uma porta principal alta sugerindo uma entrada cerimonial, uma orgulhosa viga de betão coroando a construção. Um conjunto de janelas quadradas compõe as quatro elevações brancas. O generoso telhado inclinado é coberto com um padrão lúdico de telhas cerâmicas tradicionais. A figura da casa é destacada do chão com uma linha de azulejos pretos e brancos, dissociando-se suavemente do solo que ocupa.

Casa Sob um Grande Telhado / fala - Fotografia de Interiores, Viga
© Ricardo Loureiro
Casa Sob um Grande Telhado / fala - Fotografia de Interiores
© Ricardo Loureiro

Os clientes pediram uma casa que "parecesse uma casa"; o projecto abordou a definição de "moradia". O vocabulário conciso e a gramática precisa do projecto esboçam uma espécie de "vernáculo desafiado"; uma arquitectura de familiaridade e confusão.

Casa Sob um Grande Telhado / fala - Fotografia de Exterior
© Ricardo Loureiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Sob um Grande Telhado / fala" 16 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965037/casa-sob-um-grande-telhado-fala> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.